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Transferências Internacionais

Conheça o Plano de Ação de Educação Financeira para Transferências Internacionais

1. O que é Remessa Internacional?

Remessa Internacional é um serviço destinado tanto à pessoa física como jurídica para envio ou recebimento e recebimento de recursos do exterior. Para utilizar os serviços de transferências internacionais é imprescindível que o favorecido/beneficiário possua contata corrente.

2. O que são Naturezas de Operação?

Os códigos de natureza de operação servem para identificar exatamente o que indica: o tipo de operação que está sendo realizada.

3. O que é Invoice?

Invoice é um termo em inglês equivalente a uma nota fiscal ou fatura no mercado internacional. Neste documento, constam informações como descrição do produto ou serviço, quantidade, preço, forma de pagamento entre outras.

4. O que é IBAN?

O IBAN (International Bank Account Number) nada mais é que o número internacional da conta bancária que identifica uma conta corrente no exterior. É uma sequência alfa numérica, utilizado para transações e adota como padrão internacional no intuito de facilitar a identificação de contas e erros no momento da transferência.

5. O que é SWIFT ou BIC?

O código SWIFT também conhecido como BIC é uma forma de identificação dos bancos que têm como
finalidade identificar qualquer instituição bancária no mundo.

6. Para quais finalidades posso enviar dinheiro ao exterior?

Disponibilidade no exterior:
Transferências para contas correntes da mesma titularidade.

Investimentos diversos:
Aquisições de imóveis e compras ações no exterior.

Manutenção:
Remessas para conta corrente de terceiros, pensão, doação e manutenção de dependentes.

Pagamentos e recebimentos diversos:
Salário, aluguel, comissão, remessa de dividendos, importação e exportação, empréstimos, cursos e congressos, feiras e exposições, encomendas internacionais, impostos e taxas, direitos autorais, marcas e patentes, fins educacionais, científicos ou eventos esportivos entre outros.

7. O que é o Remessa Expressa

Remessa Expressa é um serviço da Cotação para envio de valores ao exterior, com limite de até U$ 3.000 ou o equivalente em outras moedas.

8. Quais são as tarifas e impostos cobrados?

Na Cotação você não paga tarifa para envios em Dólar e Euro,
Dependendo da finalidade do envio, podem incidir impostos como:
• IOF (Imposto sobre operações financeiras) de 0,38%, com exceção de envios para a mesma titularidade, o qual é cobrado 1,1%;
• IR (Imposto de Renda), que varia de acordo com a finalidade da operação e país de destino.

9. Qual é a taxa de câmbio utilizada nas operações?

A taxa utilizada é baseada no câmbio comercial, acrescido dos custos operacionais.

10. Quanto tempo demora para o dinheiro ser depositado na conta do beneficiário no exterior?

Para envios do Brasil para o exterior, em Dólar e Euro, a transferência é realizada em até 1 dia útil após a confirmação do pagamento via TED e apresentação da documentação (quando necessária). A disponibilidade do dinheiro no exterior pode sofrer alterações de acordo com o fuso horário no país de destino.

11. É necessário abrir uma conta para realizar uma transferência internacional?

Não, basta realizar um simples cadastro em nosso site.

12. Quais dados são necessários para realizar uma transferência internacional?

São necessários: nome do beneficiário, código do banco no exterior (Swift), número da conta e caso haja, código do banco intermediário.

13. Quais os documentos necessários para envio e recebimento do exterior?

Envios de ordens:
Cópia simples dos documentos do cliente (RG, CPF e comprovante de endereço emitido por concessionária de serviços públicos);

Dados bancários da conta do beneficiário no exterior;

Original da ficha de cadastro resumida, com assinatura reconhecida em cartório, disponível no site Cotação https://www.cotacao.com.br/6441/cadastre-se/operacoes-remessasinternacionais/pessoa-fisica.html

Cópia simples do IR do último exercício com capacidade financeira para a remessa e dados completos da conta do beneficiário no exterior;

Recebimento de ordens:
Cópia simples dos documentos do cliente (RG, CPF e comprovante de endereço emitido por concessionária de serviços públicos);
Original da ficha de cadastro resumida, com assinatura reconhecida em cartório, disponível no site Cotação
https://www.cotacao.com.br/6436/cadastre-se/operacoes-decambio/pessoa-fisica.html

Cópia simples do IR do último exercício com a conta corrente declarada.

O canal bancário da Cotação será fornecido após conclusão do cadastro.

14. Onde posso realizar minha operação de envio ou recebimento?

Os canais de atendimento para o envio e recebimento de remessas, estão disponíveis em nosso site (www.cotacao.com.br) e telefones 4003-7750 ou 4002-1010 opção 3.