Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

Vacinas aceitas pelo mundo

BlogViagem

Diversos países já abriram suas fronteiras para turista com a condição de que ele esteja completamente imunizado.

7 minutos

Compartilhe:

Após um longo período de isolamento e diversas medidas de segurança, sem poder viajar ou até mesmo sair de casa com tranquilidade, com a vacinação em andamento em diversos países do mundo, podemos voltar a sonhar com viagens. Ou até mesmo, quem sabe, fazer planos para um futuro não tão distante.

Já faz alguns meses que a vacinação se iniciou pelo mundo. E com esse avanço, alguns países já se preparam para voltar a receber turistas. No entanto, o Brasil teve sua entrada vetada em grande parte dos países do mundo devido a alta taxa de infecção pelo novo coronavírus, a vacinação em ritmo lento e circulação de novas variantes.

Mas a boa notícia é que alguns países da Europa e do mundo já reabriram suas fronteiras para turistas vindos do Brasil e que já foram vacinados. Vale lembrar que as campanhas de vacinação acontecem de diferentes maneiras para cada lugar. Portanto, uma vacina que é aceita aqui, pode ser rejeitada em outro país e vice versa.

Nesse artigo vamos conferir alguns dos principais destinos abertos para o turismo e quais vacinas aceitas.

Leia também: Por quanto tempo posso ficar no exterior?

Suiça

Atualmente os imunizantes aceitos pelo país são os mesmos aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS): Pfizer-BioNtech, Moderna, Janssen (Johnson&Johnson), AstraZeneca, Sinovac (Coronavac), Sinopharm e do Serum Institute of India.

A entrada é permitida somente 11 dias após a aplicação da segunda dose das vacinas listadas acima. Quem tomou a Jassen (dose única), deve esperar por 22 dias após a data da aplicação para poder viajar.

Os turistas podem apresentar o comprovante de vacinação em papel que foi fornecido pelo posto de vacinação do SUS.

Vacinas aceitas pelo mundo

França

Por enquanto é possível viajar para o território francês desde que o viajante já tenha recebido as duas doses da vacina da Pfizer-BioNtech, Moderna, AstraZeneca ou a dose única da Jassen (Johnon&Johnson). As demais vacinas ainda estão em processo de análise feito pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA).

Os viajantes totalmente vacinados devem apresentar um comprovante de vacinação e uma declaração na qual garantem não apresentar nenhum sintoma de infecção pela Covid-19 e não terem tido contato com pessoas que testaram positivo para a Covid-19. As medidas aplicadas aos adultos vacinados se estendem sob as mesmas condições aos menores que os acompanham, sejam ou não vacinados.

Turistas vacinados não precisarão cumprir quarentena ao chegar na França, como em outros casos.

Vacinas aceitas pelo mundo

Canadá

Todos os brasileiros vacinados com Janssen ou com as duas doses de AstraZeneca, Pfizer e Moderna estão liberados para entrar no país. Por enquanto, essa abertura não é válida para a Coronavac. A medida entrará em vigor a partir do dia 7 de setembro.

Os viajantes que apresentarem certificado internacional válido de vacinação completa contra COVID-19, com o uso de vacina aprovada, estão isentos da quarentena. Quem já foi vacinado ainda deve fornecer um teste antes da partida e será testado novamente na chegada. Os viajantes também devem ter um plano de quarentena adequado por 14 dias, mesmo quando buscam a isenção de vacinação total.

A comprovação da vacinação deve ser carregada no aplicativo ‘ArriveCAN’. A segunda dose deve ter sido tomada pelo menos 14 dias antes da partida e a documentação de apoio deve ser em inglês, francês ou com tradução juramentada.

Qatar

Como sede da Copa do Mundo de 2022, o Qatar, começou a entrar na mira de turista ao redor do mundo. O país permite a entrada de brasileiros que tenha sido imunizado contra o COVID com as seguintes vacinas: Pfizer-BioNtech, AstraZeneca, Janssen e Moderna. No momento a Coronavac ainda não entrou para a lista de vacinas aprovadas.

Por enquanto os requisitos para entrar no país são teste negativo de COVID-19 realizado dentro de 72 horas antes do embarque e outro na chegada, certificação de vacinação com QR Code e o download do aplicativo Ehteraz.

A entrada é permitida somente 14 dias após a administração da segunda dose das vacinas aceitas.

Caribe

Na região de Belize e Bahamas, os passageiros totalmente vacinados há pelo menos 14 dias estão isentos de apresentar PCR. Vacinas aceitas: AstraZeneca, Janssen, Moderna, Pfizer, Sinopharm e Sinovac. Já em Anguilla, ainda não aceitam Coronavac.

Portugal

Por fim, em Portugal, brasileiros só poderão entrar para fins essenciais: profissional, estudo, reunião familiar, por razões de saúde ou humanitárias, por exemplo. De acordo com a Embaixada de Portugal no Brasil, o passageiro deve comprovar a essencialidade da viagem junto à companhia aérea.

Os viajantes devem apresentar o teste molecular RT-PCR negativo realizado até 72 horas antes do embarque ou o teste rápido de antígeno feito até 48 horas antes do embarque

A comprovação do teste pode ser solicitada até três vezes: na hora do check-in e despacho de bagagem, no embarque do voo e também na imigração portuguesa.

Além do teste, qualquer cidadão que chegue em Portugal vindo do Brasil ou que fez uma escala ou conexão no Brasil, obrigatoriamente precisa cumprir 14 dias de quarentena. Para esse controle, é preciso ainda, preencher o formulário Travel SEF com alguns dados pessoais, número do voo e local da estadia em que fará a quarentena no país.

Até o momento não é exigida a comprovação de vacina para entrada em Portugal mesmo em viagens essenciais.

Confira uma lista completa com as vacinas e os países que as aceitam:

(Atenção: muitos países da lista ainda estão fechados para turismo de viajantes brasileiros)

Pfizer-BioNtech
África do Sul, Anguilla, Aruba, Bahamas, Belize, Bermudas, Bolívia, Bonaire, Bósnia, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Curaçao, Emirados Árabes, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Honduras, ilhas Turcas e Caicos, Inglaterra, Islândia, Maldivas, Montenegro, Peru, Panamá, Qatar, República Dominicana, Sérvia, St. Marteen, Suiça, União Europeia.

AstraZaneca
Anguilla, Antígua e Barbuda, Armênia, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Bolívia, Bósnia, Botswana, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dominica, Emirados Árabes, Equador, Egito, Etiópia, Finlândia, Gana, Geórgia, Granada, Guatemala, Honduras, Inglaterra, Islândia, Jamaica, Maldivas, Marrocos, México, Montenegro, Namíbia, Nicarágua, Peru, Panamá, Seychelles, Sri Lanka, Saint Maarten, Suíça, União Europeia.

Janssen (Johnon&Johnson)
Afeganistão, África do Sul, Anguilla, Bahamas, Belize, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Honduras, Islândia, União Europeia e Qatar.

Moderna
Anguilla, Bahamas, Belize, Bonaire, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Curaçao, Estados Unidos, Finlândia, Guatemala, Honduras, Inglaterra, Islândia, Saint Maarten, Qatar, União Europeia.

Vacinas aceitas: prepare-se para viajar!

Agora que você já está vacinado e se certificou quais são as vacinas aceitas dentro do território do seu próximo destino, chegou a hora de pensar em outra assunto muito importante: dinheiro!

Na Cotação oferecemos opções de moeda em espécie, cartão de viagem internacional pré-pago, envio e recebimento de dinheiro para o exterior.

Conheça também o Remessa Expressa e economize até 7% em relação aos bancos tradicionais. O dinheiro chega em até 24h úteis e a tarifa é zero para envios de pessoas físicas, em dólar ou euro, de forma segura, rápida e prática.

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010