Qual o câmbio utilizado em remessas: comercial ou turismo?

Quando realizamos uma operação utilizando uma moeda internacional, é necessário entender que há duas modalidades existentes de câmbio: o turismo e o comercial.

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre essas categorias como, por exemplo, as principais diferenças entre elas e qual é a utilizada em determinadas transações.

Para quem viaja ou costuma realizar remessas internacionais, entender sobre a cotação do câmbio é fundamental para não ter surpresas durante a operação.

Qual o câmbio utilizado em remessas, comercial ou turismo? | Cotação Câmbio

O que é dólar comercial?

Entende-se por dólar comercial a cotação da moeda americana utilizada em transações internacionais, como a compra e venda de mercadorias – importação e exportação – , serviços entre empresas do Brasil com o exterior.

Seu valor é negociado entre bancos e empresas regulamentadas pelo Banco Central e possui uma cotação variável, podendo ser alterado várias vezes ao dia.

O que é dólar turismo?

Já a cotação do dólar turismo, como o próprio nome já sugere, é a o câmbio aplicado para pessoas físicas que utilizarão a moeda durante uma viagem ao exterior, na forma de compra de papel moeda, recarga de cartão internacional e outros.

Sua cotação costuma ser mais cara do que o dólar comercial, devido a incorporação de custos como os impostos e, dentre outros, o menor volume negociado nas transações

Mas, uma das principais dúvidas que pairam sobre o assunto, é: por que as pessoas físicas não podem então, comprar o dólar comercial?

De acordo com a regulamentação do Banco Central, a cotação só pode ser utilizada por empresas, governo e bolsa de valores.

Dólar paralelo

Embora não seja autorizado pelo Banco Central, o dólar paralelo é aquele vendido no mercado informal por doleiros e casas de câmbio não-autorizadas.

Utilizado para driblar as leis, é importante ressaltar que este tipo de prática é ilegal e pode gerar punições previstas em lei, portanto, não é aconselhável adquirir qualquer moeda nessas circunstâncias.

Principais diferenças entre o câmbio comercial e de turismo

Antes de mais nada, é bom lembrar que o câmbio do dólar é extremamente importante para a economia de um país, regulando o comércio internacional.

Dessa forma, uma das diferenças mais notáveis entre o dólar turismo e o dólar comercial é o valor. Como dito anteriormente, o preço praticado na cotação comercial costuma ser mais barato do que o praticado no turismo.

Isso porque, o volume das transações realizadas entre empresas e instituições financeiras internacionais é expressivamente maior, o que acaba diminuindo o valor da moeda.

Já para a categoria de turismo, costuma-se movimentar valores menores, acarretando ainda, custos administrativos, impostos, valores de transporte e até mesmo segurança da moeda em espécie.

Além disso, as relações internacionais e a economia mundial também interferem diretamente nestes valores.

Como funciona a cotação das moedas?

Embora os fatores citados acima sejam importantes métricas para determinar o valor do dólar, há ainda custos adicionais que podem interferir na cotação da moeda. Dentre eles, podemos destacar:

  • A movimentação da moeda no exterior;
  • Os custos do processo para adquirir a moeda das casas de câmbio;
  • Taxas relacionadas a movimentação do dólar
  • Margem de lucro das empresas

Além disso, sobre o valor da moeda é aplicado o Imposto sobre Operações Financeiras, mais conhecido como IOF, aplicado em transações de moeda em espécie, uso de cartão de crédito ou débito no exterior, transferências internacionais e outros.

Câmbio usado em remessa internacional

Nas remessas internacionais, é utilizada a taxa de câmbio comercial e todas as empresas que realizam o envio utilizam a mesma fonte para fornecer a taxa, que é o Banco Central.

O que vai diferenciar de valores cobrados entre as empresas de câmbio é a taxa de spread, ou seja, o custo sobre o envio do dinheiro, calculado de acordo com as despesas de cada instituição.

Na Cotação, o Remessa Expressa permite que você envie o dinheiro para o exterior com isenção de tarifa para envio de dólar e euro.

Portanto, seja para comprar dólar, euro, enviar dinheiro para o exterior ou realizar outras transações internacionais, é fundamental conhecer mais sobre o câmbio e entender o que é o dólar turismo e comercial.