Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

Qual a importância de ter um bom seguro viagem em tempos de pandemia

BlogViagem

Se a contratação de um seguro viagem já era importante para qualquer pessoa prestes a visitar o exterior, com a pandemia ele se revelou fundamental.

5 minutos

Compartilhe:

Você concorda que passar perrengue é desagradável? É provável que sim.

Se ninguém gosta de ser pego de surpresa por uma situação ruim, imagine como deve ser passar por algo assim em um país desconhecido, cuja moeda vale, em média, 3 ou 4 vezes mais do que o real, e em tempos de pandemia? Mais do que causar um incômodo, isso poderia arruinar a viagem.

A contratação de um seguro viagem internacional serve justamente para evitar que imprevistos se transformem em prejuízo financeiro. Sobretudo imprevistos relacionados à saúde, como você verá adiante. Portanto, descubra neste post por que é fundamental ter um seguro para a sua viagem em 2021.

O que é um seguro viagem internacional?

Antes de mais nada é importante que você entenda o que é um seguro viagem internacional. Assim como um seguro residencial ou seguro de carro, por exemplo, o seguro viagem é um contrato, cujo objetivo é proteger turistas de imprevistos, cobrindo as suas despesas, em território estrangeiro, durante o período da viagem.

Qual a importância de ter um bom seguro viagem em tempos de pandemia

Dessa forma é possível viajar com mais segurança e tranquilidade, evitando o risco de enfrentar um problema e acabar com uma dívida que pode comprometer os planos.

O seguro viagem é obrigatório?

Nem sempre.

Alguns países exigem que o seguro seja contratado por todos os seus visitantes. Ou seja, a entrada no território só é possível após a comprovação de que há um seguro viagem internacional previamente adquirido. Esse é o caso, por exemplo, dos países do continente europeu signatários do Tratado de Schengen.

A lista completa conta com 27 países e entre eles estão Alemanha, Itália e França, que são destinos bastante frequentados.

Apesar de existirem casos em que a opção do seguro viagem fica por conta do turista, é importante pensar seriamente em todos os riscos que sua contratação pode evitar.

Como escolher o seguro ideal?

Na hora de escolher o seguro viagem ideal é preciso considerar o perfil da viagem. Afinal, existem diferentes opções disponíveis no mercado com as mais diversas coberturas — das mais enxutas às mais amplas.

Para você entender melhor, nos seguros mais básicos a cobertura está restrita às despesas médicas como:

  • Indenização de despesas em casos de acidente ou enfermidades ocorridas durante a viagem, o que não inclui doenças pré-existentes;
  • Traslado médico em caso de acidente ou doença grave;
  • Repatriação do corpo em caso de morte;
  • Seguro de vida em caso de morte durante a viagem;
  • Invalidez permanente em caso de acidente durante a viagem.

Por outro lado, no caso das apólices de seguro mais amplas, é possível encontrar coberturas mais abrangentes. Veja alguns exemplos:

  • Despesas extraordinárias por permanência forçada;
  • Assistência na localização de bagagem;
  • Transmissão de mensagem urgente;
  • Assistência jurídica;
  • Danos à bagagem;
  • Seguro de bagagem extraviada.
Qual a importância de ter um bom seguro viagem em tempos de pandemia

Ou seja, a recomendação é que você sempre faça a contratação de, pelo menos, um plano básico que cubra despesas médicas. Contudo, caso você leve na bagagem, por exemplo, equipamentos eletrônicos de valor alto, vale a pena pensar em um seguro mais completo, que cubra despesas desses equipamentos em caso de extravio de mala — e a dica vale pra qualquer outra cobertura considerada extra.

Por que é importante ter um seguro viagem internacional em tempos de pandemia?

Veja, como foi dito no tópico anterior, é necessário considerar todo o contexto da viagem na hora de contratar um seguro viagem internacional. Isso porque o perfil da viagem diz muito sobre a probabilidade de determinados imprevistos acontecerem.

Ao viajar no meio de uma pandemia, por exemplo, existe o risco de as fronteiras fecharem de uma hora para outra em alguns países, como aconteceu em 2020. Em uma situação do tipo, os turistas são “forçados” a prolongar a estadia, o que gera despesas inesperadas de hospedagem, alimentação e demais gastos essenciais.

Ser pego desprevenido nesse caso pode custar caro para o bolso. Portanto, é imprescindível a contratação de um seguro viagem que ofereça cobertura de despesas em caso de pandemia.

Todo seguro tem cobertura no caso de COVID-19?

Em regra, não.

A maioria das seguradoras que vendem esse tipo de seguro não oferece cobertura de despesas em casos de pandemia em suas apólices. Mas isso vem mudando após o decreto de pandemia do novo coronavírus.

Portanto, na hora de contratar, certifique-se de que há cobertura específica para situações de pandemia para evitar contratempos não só para você, como para toda a sua família.

Agora que você já sabe o quanto é importante garantir um seguro viagem internacional antes de viajar, principalmente em tempos de pandemia, inclua a contratação desse serviço em seu checklist de viagem.

Aproveite também para conhecer todos os serviços de câmbio da Cotação e garanta todo o dinheiro necessário para a sua viagem. Baixe o app Cotação Câmbio em seu celular, faça uma simulação e escolha a solução perfeita para você.

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010