Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

Posso fazer encomenda de produtos do exterior? Como?

BlogTransferências Internacionais

Saiba tudo sobre como fazer compras em sites estrangeiros e realizar o pagamento de forma simples e fácil!

6 minutos

Compartilhe:

Com a popularização das compras online, muitas pessoas ficam na dúvida sobre como comprar em sites estrangeiros e se a modalidade realmente compensa.

De fato, existem algumas lojas online que possuem preços bem competitivos para determinados produtos, além de oferecerem opções que nem sempre estão disponíveis para a compra em lojas físicas do Brasil.

Nestes casos, entender bem como funciona o processo de compra e pagamento de seus produtos importados é essencial para evitar fazem um mau negócio e aprender as formas mais seguras de realizar compras internacionais.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para sanar todas as suas dúvidas relacionadas ao assunto. Confira!

Como comprar em sites estrangeiros

Uma das partes mais importantes do processo de compra ou encomenda de produtos do exterior, escolher um vendedor confiável é fundamental para que o que deseja chegue até você sem maiores problemas.

Isso porque muitas pessoas acabam se decepcionando com suas encomendas, resultando numa frustração, além de dinheiro e tempo perdido.

Como comprar em sites estrangeiros

O ideal, é utilizar a internet à seu favor. Pesquise sobre a reputação do site e busque por opiniões de outros compradores, tanto sobre o produto, quanto sobre o tipo de entrega e prazos oferecidos pela empresa.

Comprar em sites estrangeiros: o que pode e o que não pode?

Basicamente, pelo regime do imposto simplificado, não podem ser importados:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Fumo;
  • Produtos de tabacaria;
  • Armas;
  • Animais e plantas silvestres.

Embora seja óbvio, também não podem ser importados qualquer outro produto de origem ilícita.

De resto, todas as outras coisas podem facilmente ser compradas, desde que você esteja ciente que algumas delas podem ou não ser taxadas pela alfândega.

Taxas envolvidas na compra ou encomenda de produtos

Para que os seus itens possam entrar legalmente no país, são cobradas uma série de taxas. Reunimos as principais a seguir:

ICMS

Trata-se do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços cobrado pelas mercadorias que ultrapassam os limites estaduais e municipais ou fronteiras nacionais, sendo agregado às suas compras internacionais.

IPI

O Imposto sobre Produtos Industrializados é cobrado – como o próprio nome já diz – sobre produtos produzidos de forma industrial. Nas compras online, ele é cobrado juntamente com as taxas de importação acrescidas sobre o valor do produto.

II

Todos os produtos que chegam de fora do país são taxados com o II (Imposto sobre Importação de Produto Estrangeiro).

Para compras até US$ 3.000 há uma cobrança simplificada de tributos federais, que equivale a 60% do valor aduaneiro da mercadoria (produto + frete + seguro).

Já para as compras acima desse valor, o consumidor perde o direito de pagar o imposto simplificado, devendo pagar os impostos seguintes impostos separadamente: Imposto de Importação, IPI e PIS/Cofins de Importação, além do ICMS do estado de destino.

O que acontece na alfândega?

Trata-se do órgão responsável por fiscalizar as mercadorias que chegam de outros países, avaliando uma possível cobrança sobre aqueles que não respeitam as regras básicas de importação.

Nos casos em que o valor dos itens supera os 500 dólares, e não são declarados (o que representa uma prática ilegal) é cobrada uma multa adicional de 50% sobre o valor excedido.

Para mais fácil compreensão, caso o produto tenha custado 1000 dólares, a taxa será cobrada apenas sobre os 500 que ultrapassaram o limite permitido. Durante este processo, sua compra provavelmente ficará parada até a regularização da situação.

Comprar em sites estrangeiras: encomendas de produtos no exterior | Remessa Expressa

Como pagar pelas minhas encomendas?

Há diferentes formas de realizar o pagamento para compras feitas em sites estrangeiros, no entanto, muitas pessoas dão preferência para duas principais modalidades: o cartão de crédito e a transferência internacional.

Na primeira opção, é preciso saber que além dos impostos mencionados acima, também será cobrado o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38%, que virá na fatura do cartão de crédito, o que pode acabar não compensando.

Além disso, no caso das compras feitas em moeda estrangeira, só é possível saber o valor da cotação no dia do fechamento da fatura, quando é feita a conversão do dólar para real, implicando diretamente no valor final do produto.

Neste sentido, a remessa internacional – como também é conhecida, mostra-se como uma opção mais viável e vantajosa para quem deseja saber como comprar em sites estrangeiros de forma mais econômica.

Pagamento por transferência internacional

Através desse tipo de serviço, é possível enviar dinheiro para o exterior com a finalidade de pagar pelas suas compras com mais facilidade e economia.

No entanto, para realizar esse tipo de operação será necessário solicitar uma invoice ao vendedor. Esse documento, nada mais é do que uma fatura contendo os dados da e empresa cedente, valor e forma de pagamento e descrição e quantidade do que foi comprado.

Ele será solicitado no momento em que estiver realizando a transferência para que você possa concluir o processo.

Essa operação é mais vantajosa justamente pelo baixo valor do IOF, que neste caso é de 0,38% sobre o valor do documento.

Além disso, na Cotação, para pagamentos em Dólar e Euro, não é cobrada nenhuma taxa adicional de serviço, o que torna a modalidade ainda mais benéfica para os compradores.

Como pagar a sua invoice?

Fazer o pagamento das encomendas de produtos no exterior via invoice no site da Cotação é bem simples e descomplicado. O processo é completamente online e para fazê-lo, basta seguir o passo a passo:

  • Entre no site e faça uma simulação do valor que pretende enviar;
  • Clique em “iniciar envio” para realizar o cadastro na plataforma;
  • Informe os dados do beneficiário que irá receber a remessa internacional para pagamento da invoice;
  • Confirme o pagamento e pronto: sua remessa foi enviada e o dinheiro estará na conta do destinatário em até 24 horas.

Viu só? Comprar em sites estrangeiros e fazer encomendas de produtos do exterior pode ser um processo simples e descomplicado. Feito isso, basta curtir as suas compras e aproveitar tantas outras facilidades que a internet nos proporciona!

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010