Por que é tão importante ter um seguro viagem?

Antes mesmo de arrumar as malas e se preparar para aquelas sonhadas férias, é imprescindível a contratação de um seguro viagem, principalmente se essa for a sua primeira viagem internacional ou se você está viajando sozinho.

Muitas pessoas o encaram como um “gasto a mais” e acabam optando por viajar sem ele. Mas você já pensou que pode estar do outro lado do mundo, sem falar a sua língua materna, e um imprevisto acontecer?

São poucos os planos de saúde nacionais que cobrem gastos de incidentes ocorridos no exterior. Além disso, médicos, ambulância e materiais de todo o sistema de saúde em países como os Estados Unidas, Nova Zelândia e Austrália, por exemplo, são altos.

Vamos fazer um exercício? Coloque-se na seguinte situação: você está sozinho em Sydney, na Austrália, e precisa de assistência médica, mas está com o dinheiro da viagem contado. Como você vai proceder diante disso? Terá que usar o seu cartão de crédito e pagar tarifas altíssimas para cobrir um procedimento que um “simples” seguro viagem poderia arcar.

Quaisquer viajantes precisam de um seguro, independente do teor da viagem – trabalho ou lazer, sozinho ou acompanhado -. Ainda mais se você for a esses países para fazer esportes radicais, como surfe, esqui ou snowboard, por exemplo. Todos precisam estar preparados para possíveis problemas que possam ocorrer durante o período de estada fora do Brasil.

Por que é tão importante ter um seguro viagem? | Cotação Câmbio

A obrigatoriedade do seguro viagem

Hoje, com o Tratado de Schengen, que conta com mais de 30 países europeus, os turistas que pretendem visitar países signatários devem, obrigatoriamente apresentar o seguro viagem no momento de desembarque. Tal seguro cobre os custos médicos e hospitalares em um valor mínimo de 30 mil euros. Um dos principais objetivos dessa obrigatoriedade é garantir que você terá a condição de arcar com eventuais custos médicos durante a sua viagem. 

Tipos de seguro viagem

Existem diversos tipos de seguro viagem, depende do perfil do viajante e do destino. Os mais procurados e considerados principais são:

  • Seguro viagem para bagagens

Te protege contra danos, atraso e extravio de bagagem, oferecendo total assistência para o viajante e garante o reembolso total do eventual valor gasto utilizado para cobrir o montante investido em roupas, por exemplo, durante o período de extravio.

  • Seguro viagem saúde

Oferece assistência médica, odontológica e ortopédica, cobrindo qualquer tipo de tratamento necessário, até mesmo internações. Há alguns seguros que cobrem despesas em farmácias, com remédios e suplementos para curativos.

  • Seguro de assistência ao viajante

Oferecem suporte ao viajante, caso haja o cancelamento ou o adiamento do voo, sendo responsável pelas possíveis taxas de mudança, alimentação e hospedagem.

Há seguros de natureza mais complexa, que cobrem a repatriação, a estadia e a passagem de acompanhantes, bem como uma remoção médica ou o translado do corpo, em casos de doenças sérias que necessitem internação ou morte.

Vantagens em geral

São muitas as vantagens de se fazer um seguro para viagem, sendo as principais:

  • Preços acessíveis e benefícios interessantes;
  • Total assistência medida, odontológica, farmacêutica e até mesmo jurídica;
  • Ressarcimento caso as bagagens sejam extraviadas;
  • Seguro de Invalidez Permanente ou parcial por Acidente, bem como translado de corpo e viagem para funeral.

O melhor de tudo é que a contratação de um seguro viagem é muito prática.

Lembre-se: é sempre bom deixar junto ao passaporte e aos demais documentos a apólice do seguro, que constará seu nome e telefone de contato do país no qual você se encontra. Além do mais, o seguro é válido em todo o momento da viagem, desde a sua entrada no país até o retorno ao Brasil.

Fique ligado em nosso Blog! Toda a semana, um conteúdo diferente feito especialmente para aqueles que amam viajar!