Compre pelo
Telefone: 4002 - 1010
Perdi os meus documentos no exterior, o que devo fazer?
Se perder os documentos no nosso próprio país já nos traz certo desconforto, perdê-los no exterior pode ser bem aborrecedor, ainda mais porque o que mais desejamos numa viagem é relaxar.
Apesar da dor de cabeça, o mais importante é manter a calma e focar em resolver a situação da melhor forma possível.
Tenha sempre uma cópia autenticada com você
Primeiramente: previna-se! Antes de embarcar para o seu destino, faça cópias autenticadas do seu RG, certidão de nascimento e páginas 1, 2 e 3 do seu passaporte. Se puder, opte por carregar essas cópias em vez dos documentos originais, que deverão ficar em local seguro durante a sua viagem, como no cofre do hotel. Além disso, também vale deixar cópias digitalizadas na nuvem para o caso de precisar imprimir ou enviar por e-mail para as autoridades.
O que fazer se roubarem ou se eu perder o passaporte no exterior?
O passaporte é o único documento aceito na maioria dos países para identificar estrangeiros, então mesmo que esteja com seu RG ou CNH, sem esse documento, você poderá ser impedido de embarcar em voos, fazer check-in em hotéis ou até mesmo de retornar ao Brasil.
O primeiro passo é ir até uma delegacia local fazer um boletim de ocorrência, informando quais documentos foram perdidos. Com o boletim em mãos, vá ao consulado mais próximo e solicite um novo passaporte. Esse processo tem custo e poderá demorar mais de um dia para ser emitido, dependendo da demanda. A validade do novo passaporte também será menor.
Se o seu retorno estiver próximo, você poderá solicitar, de forma gratuita, uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que é uma liberação de embarque válida somente para a sua volta. Para essa etapa, além do boletim de ocorrência, você deverá apresentar um documento que comprove a sua nacionalidade, que pode ser o seu RG ou certidão de nascimento. Caso não tenha, testemunhas poderão comprová-la.
E se eu perder o meu Cartão Pré-Pago internacional?
Se junto dos seus documentos perdidos estiver também o seu Cartão Pré-Pago, você poderá bloqueá-lo pelo site ou app da Cotação.
No site, acesse com seu usuário e senha e, em seguida, clique em “Perda/Roubo”. Preencha as informações solicitadas e confirme o bloqueio. Após essa comunicação, aparecerá em sua tela a opção para a solicitação de um novo cartão.
O prazo para entrega do novo cartão pode variar de acordo com as normas alfandegárias de cada país e a primeira reposição do cartão é gratuita.
Aprendeu como proteger seus documentos no exterior? É hora de viajar!
Conte com a Cotação na hora de fazer as malas e conhecer o mundo.
A Cotação oferece soluções completas em câmbio para você comprar dólar americano, dólar australiano, dólar canadense e dólar neozelandês. E, além de moeda em espécie, oferece cartões de viagem e transferências internacionais.
Clique aqui e conheça nossos serviços.
2023 © Cotação DVTM - Todos os direitos reservados.
2023 © Cotação DVTM - Todos os direitos reservados.