Paris 2024: 10 curiosidades sobre a sede das Olimpíadas

Já está com saudades dos Jogos Olímpicos de Tóquio? Enquanto os de 2024 ainda não chegam, que tal ir se preparando com uma lista de fatos curiosos sobre Paris, a sede da próxima edição do maior evento multiesportivo do mundo? Além de ser um dos destinos mais visitados do mundo, a Cidade Luz é muito mais do que você imagina.

1 – A Torre Eiffel não é o ponto turístico mais visitado de Paris

Essa pode ser um pouco chocante. Aliás, quando se pensa em Paris, a Torre Eiffel é uma das primeiras coisas que vêm à cabeça. Porém, ao contrário da crença popular, a Torre Eiffel ocupa o quarto lugar entre os pontos turísticos mais visitados da cidade. A catedral de Notre-Dame está em primeiro lugar, seguida pela Basílica do Sagrado Coração e o Museu do Louvre. Qual deles você mais gostaria de visitar?

Leia também: Como é a vida em Munique, na Alemanha?

Paris 2024: Curiosidades sobre a Cidade Luz | Cotação Câmbio

2 – O primeiro Bloody Mary foi feito em Paris

O famoso coquetel feito com vodca, suco de tomate, suco de limão, molho inglês, tabasco e pimenta foi inventado em Paris, no Ritz Hotel. Diz a lenda que este popular coquetel foi feito para o famoso romancista Ernest Hemingway. Hemingway pediu uma bebida que não cheirasse a álcool, então recebeu vodca misturada com suco de tomate e, assim, nasceu o Bloody Mary.

3 – Paris nem sempre se chamou Paris

O antigo nome da cidade era Lutécia (em latim, Lutetia). Esse nome foi dado à cidade pelos romanos quando Paris ainda era uma vila de pescadores que viviam do rio Sena. Apenas no século IV a cidade ganhou o nome que conhecemos até hoje.

Paris 2024: Curiosidades sobre a Cidade Luz | Cotação Câmbio

4 – Paris tem uma cidade subterrânea

Em um ossuário subterrâneo, estão as Catacumbas de Paris. Elas foram organizadas em alguns setores do sistema de túneis e cavernas localizados no subsolo da Cidade Luz, resultantes de séculos de exploração de pedreiras, desde o período de ocupação romana na cidade. O sistema de túneis chega a 400 km de extensão.

Desde o início do século XIX, as Catacumbas de Paris estão abertas ao público, então podem ser uma opção diferente e interessante de passeio para aqueles que visitam a cidade.

5 – A origem dos “cadeados de amor”

Outra curiosidade que provavelmente irá surpreender você é que a tradição dos cadeados de amor, os famosos “Love Locks”, não começou realmente em Paris. Caso você não conheça essa tradição, são aqueles cadeados que apaixonados fixam a uma ponte, cerca, portão ou local público semelhante para simbolizar seu amor.

Então, se não em Paris, onde começou essa tradição? Na verdade, foi em uma pequena cidade da Sérvia. Diz a lenda que foi resultado de um caso de amor fracassado entre dois jovens amantes.

Paris 2024: Curiosidades sobre a Cidade Luz | Cotação Câmbio

Conheça também: Remessa Expressa, envie dinheiro de uma conta do Brasil para uma conta no exterior

6 – Paris tem o maior museu de arte do mundo

Construído no século XII, o Museu do Louvre ocupa uma área de 72.735 metros quadrados e abriga mais de 38.000 objetos, incluindo a pintura mundialmente famosa do Leonardo da Vinci, Mona Lisa – além de outras pinturas extraordinárias, tornando-o um dos melhores e maiores museus da Europa e do mundo em geral.

7 – A Torre Eiffel não deveria estar lá

É difícil de acreditar, mas o monumento mais icônico de Paris deveria ser apenas temporário. Isso porque ele era apenas um jeito de a França demonstrar suas habilidades tecnológicas e de construção. Quando foi construída em 1889, a Torre Eiffel era extremamente impopular. Residentes e figuras importantes protestaram contra, e a mídia a chamou de “monstruosidade inútil”. Um fato impressionante, não é mesmo?

Paris 2024: Curiosidades sobre a Cidade Luz | Cotação Câmbio

8 – Paris tem 37 pontes

Paris é uma cidade conectada por várias pontes. Com 37 no total, algumas são paradas obrigatórias na sua visita à capital da França. São elas: a Ponte Alexandre III, considerada a ponte mais bonita do mundo, Ponte De Bir-Hakeim, a Ponte Neuf (mais antiga de Paris) e a Ponte Des Arts, comumente conhecida como Ponte Love Lock.

9 – Fotografar a Torre Eiffel à noite é ilegal

Se você já navegou por bancos de imagens e digitou “Paris”, já viu que existem diversas fotos da Torre Eiffel, mas nenhuma de noite. Isso se deve ao fato de que fotografar a Torre Eiffel no período da noite é ilegal, sujeito a multa e passível de prisão.

O design da Torre Eiffel, juntamente com seus direitos autorais, estava no nome de Gustave Eiffel. O engenheiro faleceu em 1923, tornando assim somente em 1993, 70 anos após sua morte, os direitos autorais da torre um domínio público.

Entretanto, as luzes da Torre Eiffel só foram colocadas em 1985 e, desde então, são consideradas um trabalho artístico, fazendo parte da mesma lei de direitos autorais. Por esse motivo, toda foto ou vídeo feito à noite da Torre Eiffel, enquanto as luzes estão acesas, é uma reprodução ilegal de um trabalho sob direitos autorais.

Para uso pessoal não há problema, mas se entrar na categoria profissional ou comercial, vira ilegal.

10 – Paris 2024: Desbrave a cidade caminhando

O melhor jeito de desbravar Paris em 2024 é caminhando. É a maneira mais proveitosa para ver todos os monumentos famosos e as joias escondidas da cidade. Paris pode ser considerada, teoricamente, grande. Porém, não é tão grande em comparação a outras cidades populares da Europa.

Na verdade, em apenas 2 horas você pode caminhar da parte norte ao sul da cidade com facilidade. Isso deixa a experiência de conhecer a cidade muito mais ágil, especialmente se você tiver apenas 1 ou 2 dias em Paris.

Depois de ler tantos fatos interessantes sobre a Cidade Luz, a vontade de visitá-la só aumenta, não é? Se você é fã de esportes, por que não começar a planejar sua viagem para Paris em 2024 e assistir aos Jogos Olímpicos?

Aproveite e faça a simulação da compra de euros na Cotação clicando aqui.