Compre pelo
Telefone: 4002 - 1010
E se eu perder documentos em uma viagem internacional?
Você planejou suas férias durante meses e com todos os cuidados necessários, mas não contava com um imprevisto: perder documentos no exterior. Seja por falta de atenção ou até mesmo por roubo, o desespero será o mesmo: como farei para continuar minha viagem ou voltar para casa?
Embora seja uma baita dor de cabeça, o mais importante é manter a calma e se prevenir de qualquer outro problema maior. Abaixo, você confere todas as dicas para continuar curtindo suas férias.
LEIA TAMBÉM: Como declarar que estou saindo do país com R$ 10.000 ou mais?
Faça cópias autenticadas
Prevenir nunca é demais, ou seja, faça cópias autenticadas do seu RG, certidão de nascimento e páginas 1, 2 e 3 do seu passaporte. Se puder, opte por carregar essas cópias ao invés dos documentos originais, que deverão ficar em local seguro durante sua viagem, como o cofre do hotel.
Além disso, recomendamos também deixar cópias digitalizadas na nuvem para casos de precisar imprimir ou enviar por e-mail para autoridades.
Boletim de ocorrência e passaporte novo
Se a perda acontecer, o primeiro passo é ir até uma delegacia local fazer um boletim de ocorrência, informando todos os documentos que foram perdidos.
Com a ocorrência em mãos, vá ao consulado mais próximo e solicite um novo passaporte. Esse processo tem custo e poderá demorar mais de um dia para ser emitido, dependendo da demanda. A validade do novo passaporte também será menor.
Se o seu retorno estiver próximo, você poderá solicitar, de forma gratuita, uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que é uma liberação de embarque válida somente para sua volta.
Para essa etapa, além do boletim de ocorrência, você deverá apresentar um documento que comprove sua nacionalidade, que pode ser seu RG ou sua certidão de nascimento. Caso não tenha, testemunhas poderão comprová-la.
LEIA TAMBÉM: Pacote de Viagens: Mitos e Verdades – tire todas as suas dúvidas
E se eu perder o meu Cartão Pré-Pago internacional?
Se junto dos seus documentos perdidos estiver também o seu Cartão Pré Pago, você poderá bloqueá-lo pelo site, clicando aqui, ou app da Cotação.
No site, acesse com seu usuário e senha e, em seguida, clique em “Perda/Roubo”. Preencha as informações solicitadas e confirme o bloqueio. Após essa comunicação, aparecerá em sua tela a opção para a solicitação de um novo cartão.
O prazo para entrega do novo cartão pode variar de acordo com as normas alfandegárias de cada país. Para consultar o prazo, entre em contato com a Central Rendimento Visa TravelMoney. A primeira reposição do cartão é gratuita.
Passou por uma situação semelhante? Então, compartilhe sua experiência nos comentários!
Saiba mais como funciona o cartão Rendimento Visa TravelMoney ou entre em contato conosco pelo chat. A Cotação oferece o melhor atendimento e deixa você tranquilo para comprar sua moeda estrangeira!
Seja papel moeda, cartão de viagem ou remessa internacionais, conte com a Cotação!
2023 © Cotação DVTM - Todos os direitos reservados.
2023 © Cotação DVTM - Todos os direitos reservados.