Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

Curiosidades sobre o Catar, sede da Copa do Mundo 2022

BlogViagem

Quer conhecer o destino sede da Copa do Mundo 2022? Então fique ligado neste artigo que o Blog da Cotação preparou para você.

7 minutos

Compartilhe:

Em 2022, a emoção da Copa do Mundo vai entrar em campo novamente. Será a 22ª edição do torneio de seleções mais importante do mundo, e a primeira vez que a bola vai rolar no Oriente Médio, mais especificamente no Catar (ou Qatar).

Mas se você pensa que o país árabe tem só petróleo e construções de cair o queixo, vamos te mostrar outros aspectos dessa riquíssima nação. E então, vamos lá?

Curiosidades sobre o Catar, sede da Copa do Mundo 2022

Como o Catar se organiza

O Catar foi um protetorado britânico, o que significa que era um território autônomo protegido pelo Reino Unido.

O país ganhou independência em 1971 e desde então, tornou-se um dos estados mais ricos da região, por causa do dinheiro (e bota dinheiro nisso!) gerado pelo petróleo e gás natural.

O Catar é um emirado absolutista e hereditário comandado pela Casa de Thani desde meados do século XIX. Em 1995, o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani tornou-se o líder do país e continua até hoje.

Possui aproximadamente 2,7 milhões de catarenses ou catarianas (assim são chamados os habitantes). Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul, e o Golfo Pérsico envolve o resto do país.

Copa do Mundo 20211: no final do ano?

Geralmente, o mundial de futebol é disputado em junho e julho. Mas o problema é que nesses meses o bicho pega no verão do Catar, e as temperaturas podem passar dos 40 ºC!

Por isso, a FIFA decidiu realizar os jogos da Copra do Mundo entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022, quando é outono por lá e o clima deve ficar entre 25 ºC e 30 ºC. Ainda bem, não é mesmo?

Os ingressos só serão vendidos em 2022, depois do sorteio dos grupos.

Seleções viajarão de ônibus e torcedores, de metrô

O Catar ocupa uma área de apenas 11,6 mil km², bem menor que dos últimos países que receberam o evento, os gigantescos Rússia (17,1 milhões km²) e Brasil (8,5 milhões de km²).

Com isso, as seleções não precisarão viajar de avião de uma cidade para outra e todos os trajetos serão feitos de ônibus. Legal, não?

Para os torcedores, o país investiu pesado na mobilidade. Grandes vias, novas rodovias e avenidas estão sendo construídas, mas a principal aposta do país está em um moderno metrô.

O sistema e conta com três linhas e com um alcance de mais de 200 km, integrando todos os estádios da Copa.

Cidades-sede e seus estádios

A Copa do Mundo 2022 catarense ou catariana (é assim que chama quem é de lá) terá 5 cidades-cidades e 8 estádios.

A proximidade dos estádios permitirá aos torcedores acompanhar mais de um jogo por dia. A maior distância será de 55 km entre os estádios de Al Khor, que fica ao norte, e Al Wakrah, no sul.

DOHA 

É a capital e a cidade mais populosa do Catar, com cerca de 1,3 milhão de habitantes. Está localizada na costa do Golfo Pérsico, no leste do país. Doha também é considerada o centro econômico do Catar.

– Estádio Khalifa: foi reformado e ficou pronto em maio de 2017. Ele foi construído em 1976 e é o mais tradicional do país. Tem capacidade para 40 mil torcedores e receberá jogos até as quartas de final.

– Estádio Al Thumama: receberá até 40 mil torcedores e os jogos serão sediados até as quartas de final.

– Estádio Education City: tem esse nome por estar integrado ao ambiente de universidades no Catar. Receberá 40 mil torcedores e as partidas serão realizadas até as quartas de final.

– Estádio Ras Abu Aboud: construído com uma estrutura de contêineres, tem capacidade para 40 mil torcedores. Depois da Copa, será todo desmontado e suas peças serão enviadas para contribuir com o desenvolvimento social e esportivo de outros países. Legal demais!

Catar: Copa do Mundo 2022

AL KHOR 

Fica localizada a 50 km de Doha e é uma cidade costeira, ao norte do país, com uma população aproximada de 31 mil habitantes.

– Estádio Al Bayt: tem capacidade para 60 mil pessoas e receberá jogos até as semifinais.

Catar: Copa do Mundo 2022

AL RAYYAN 

Com cerca de 20 km de distância da capital, é um município de 450 mil habitantes e fica localizado no oeste do Catar. 

– Estádio Al Rayyan: pode receber até 40 mil torcedores e será sede de jogos da Copa até as quartas de final.

AL WAKRAH 

Tem cerca de 31 mil habitantes e fica a 40 km da capital, no sul do país.

– Estádio Al Wakrah: foi o primeiro estádio construído e entregue pelo comitê organizador da Copa, em maio de 2019. Tem capacidade para 40 mil pessoas e receberá partidas até as quartas de final

LUSAIL

O Catar está construindo uma cidade novinha (olha os petrodólares em ação!) para receber a abertura e final da Copa do Mundo 2022. O projeto prevê que a cidade fique a, aproximadamente, 25 km de distância de Doha.

– Estádio Lusail: será o principal estádio da competição, com capacidade para 80 mil pessoas.

Copa do Mundo 2022 no Catar

Algumas dicas de etiqueta para os estrangeiros

Embora o senso comum diga o contrário, a cultura e os costumes no Catar não são tão fechados como muitos imaginam, já que a população do país é formada por distintos povos.

É claro que há diferenças comportamentais, como acontecem em vários outros lugares do mundo, por isso os visitantes/torcedores têm que ficar ligados para não se envolverem em situações embaraçosas.

Os estrangeiros que forem para lá precisarão seguir algumas regras em locais como museus, prédios do governo, mesquitas e áreas culturais. Ninguém é obrigado a vestir uma burca, por exemplo.

Nessas áreas, homens não podem usar bermuda que deixe o joelho aparecendo, enquanto mulheres precisam usar roupas que cubram os ombros e não sejam coladas, e não devem usar vestidos muito curtos. Em praias públicas, o biquíni não é permitido.

Por fim, os árabes também não demonstram muito carinho em público, mas, dentro do estádio, nas fans fests e nos hotéis em que se concentrarão os turistas, a vida seguirá como se fosse uma “área internacional”.

Vai visitar o Catar na Copa? Já comprou moeda?

Bom, você que vai acompanhar de perto a Copa do Mundo 2022 no Catar, já comprou moeda para sua viagem?

Na Cotação, você pode comprar moeda estrangeira em espécie ou em cartão viagem internacional, com pagamento facilitado. Além disso, encontra as melhores soluções em câmbio, como o envio de dinheiro ao exterior, utilizando o Remessa Expressa: remessas internacionais fácil, ágeis e seguras.

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010