Compre pelo
Telefone: 4002 - 1010
Como é o Carnaval em outros países?
O Carnaval é uma das comemorações mais famosas do país, que praticamente dá uma pausa em todas as suas atividades apenas para festejar tal época. Mas você sabia que o Carnaval é comemorado em outros lugares do mundo também?
Com algumas diferenças entre eles, o que as festas têm em comum são o entretenimento e as fantasias coloridas e exageradas. Confira como essa comemoração tão querida pelos brasileiros acontece em outros países:
New Orleans, Estados Unidos
New Orleans tem um dos carnavais mais conhecidos no mundo. Afinal, a cidade é conhecida como “party town”. A “Fat Tuesday” ou “Mardi Gras” (terça-feira gorda, como eles chamam) é famosa por ser a maior festa de rua dos Estados Unidos. No entanto, os chamados “krewes de Nova Orleans” (organizações sociais que planejam festas e bailes) comemoram com desfiles o ano todo, especialmente nas semanas que antecedem o evento. Os desfiles acontecem em diferentes ruas na cidade de Louisiana.
Se não estão usando fantasias, a tradição é vestir roupas com as cores do Mardi Gras (roxo, verde e dourado). Lá, você também verá milhares de miçangas e bugigangas sendo jogadas para os espectadores durante os desfiles que podem ser guardadas como lembranças, caso você deseje levar algumas para casa. Cada parada tem um tema contado através dos carros alegóricos, assim como no Brasil. Mas, em New Orleans, eles não competem entre si.
Ouro, Bolívia
O Carnaval da Bolívia é a principal celebração da cultura indígena e homenageia a Virgem da Candelária. A celebração tem duração de mais ou menos 10 dias e, ao longo do Carnaval, participam mais de 48 conjuntos folclóricos distribuídos por 18 especialidades de danças, reunindo diversas partes da Bolívia e que realizam uma peregrinação ao Santuário de Socavón no sábado de Carnaval, na tradicional “Entrada”. Essa gigante manifestação cultural tem atraído diversos turistas nos últimos anos e passou a ser um dos mais conhecidos carnavais da América Latina.
A maioria das roupas usadas no Carnaval da Bolívia é influenciada pelas tradicionais dançarinas folclóricas que representam vários grupos indígenas. O traje mais popular é o de El Tio (o diabo). Se você for prestigiar essa celebração, verá milhares de pessoas usando máscaras com chifres e capas de veludo.
LEIA TAMBÉM: Viagem para a Argentina: O que fazer por lá?
Veneza, Itália
O Carnaval em Veneza, por outro lado, tem menos festas de rua e mais bailes privados, onde você deve chegar com um traje original e diferenciado ou usando uma máscara. É bem diferente da ideia que se tem do Carnaval brasileiro. É uma celebração mítica e acontece todos os anos ao redor da Praça São Marcos, mesmo com o frio e com as marés altas que invadem a Piazza. Distinto de outros carnavais que normalmente nascem da mobilização popular, o de Veneza é originalmente um ritual promovido pela elite financeira e cultural.
A festa se caracteriza por máscaras e figurinos que reproduzem o estilo dos nobres dos séculos XVII e XVIII, além de representações teatrais dos personagens da commedia dell’arte, peças teatrais comuns da Itália e de toda a Europa.
LEIA TAMBÉM: Como é morar em Dublin, na Irlanda?
Basileia, Suíça
Pode ser difícil imaginar os suíços comemorando o Carnaval, mas pode acreditar: a festa é agitada por lá. O Carnaval de Basileia é uma das celebrações mais notórias da Europa e ocorre anualmente entre fevereiro e março, começando na segunda-feira antes da Quarta-Feira de Cinzas, precisamente às 4h da manhã, com a chamada Morgestraich. Com a duração de exatas 72 horas, termina na manhã de quinta-feira às 4h também.
Todo ano, um desfile é organizado por mais de 20.000 pessoas de todas as origens, idades, classes sociais e visões políticas. Associações de diferentes tipos, formadas por homens e mulheres em prol da igualdade, foram criadas para que o Carnaval da Basileia estimulasse a coesão social e promovesse a tolerância.
LEIA TAMBÉM: África do Sul: 5 lugares que você precisa conhecer!
Mazatlán, México
Em Mazatlán, no Estado de Sinaloa, no México, ocorre o Carnaval Internacional de Mazatlán, que dura uma semana e conta com blocos carnavalescos nas praias da cidade, desfiles de carros alegóricos, música ao vivo e festas à fantasia. Algo diferente e divertido é que, nas ruas, os foliões atiram os cascarones, ovos ocos, mas cheios de confetes. Além disso, há também concursos de poesia em que os participantes dissertam sonetos, formas livres e diversos outros tipos de poesia.
Ficou interessado em celebrar essa festa em algum país diferente? Mergulhar em outras culturas é sempre enriquecedor.
Conte com a Cotação para essa viagem! Encontre mais de 20 opções em moeda estrangeira em espécie e outras soluções em câmbio sob medida para você.
2023 © Cotação DVTM - Todos os direitos reservados.
2023 © Cotação DVTM - Todos os direitos reservados.