7 Maravilhas do Mundo Moderno: Chichén Itzá, México

Comprar Peso Mexicano ou Dólar Americano para essa aventura?

Praias de água azul turquesa, noites animadas e passeios com muita aventura

Assim é a rotina de quem visita Cancún, no México. Procurada por muitos brasileiros que desejam aproveitar o mar caribenho, o paraíso mexicano é caminho para outros destinos preciosos.

Chichén Itzá: Patrimônio da Humanidade

Localizado em Iucatã, a cerca de duas horas de Cancun (que fica no estado vizinho, Quintana Roo), Chichén Itzá é um sítio arqueológico maia do período pré-colombiano e um tesouro do México. Foi eleito em 1988 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e escolhido como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo em 2007. É, certamente, um passeio imperdível para quem aprecia história e cultura.

7 Maravilhas do Mundo Moderno: Chichén Itzá, México | Cotação Câmbio

Leia mais: Qual a moeda utilizada em cruzeiros?

Templo de Kukulcán

Na língua maia, Kukulcán significa “serpente emplumada” e é um dos nomes dados ao deus Quetzalcóatl, cultuado nas culturas mesoamericanas. Quetzalcóatl representaria a vida e a abundância e o alimento físico e espiritual de quem o cultua.

Em Chichén Itzá, o Templo de Kukulcán é, sem dúvida, a atração mais famosa (e mais misteriosa) do lugar. É um exemplo claro do domínio que os maias tinham sobre a matemática, a acústica, a geometria e a astronomia. Cada uma das faces da pirâmide possui 91 degraus que, somados, formam o número total de dias do Haab, calendário agrícola utilizado pelos maias. Seus quatro lados também estão alinhados aos pontos cardeais.

Equinócio e Acústica

Se a arquitetura e engenharia empregadas na construção da pirâmide já impressionam, outros segredos que o templo guarda deixam qualquer turista de boca aberta.

Durante o equinócio, fenômeno em que o sol cruza a linha do equador deixando dia e noite com duração igual, é possível ver a projeção solar de uma serpente que parece descer do templo.  É durante esse fenômeno que são registrados o maior número de visitas ao local.

Outro impressionante aspecto da pirâmide, e que pode ser apreciado em qualquer período do ano, está na acústica da escadaria. Ao ficar de frente para as escadas e bater palmas, o som do aplauso gera um eco que se assemelha ao som de um pássaro chamado Quetzal, comum nas florestas tropicais da América Central.

Além da pirâmide, os visitantes poderão conhecer também as ruínas de um observatório, o Templo dos Guerreiros e até mesmo um grande campo de jogo de bola, cujas disputas envolviam até o sacrifício do jogador.

Cenotes 

A palavra cenote surgiu de tz’onot, da língua iucateque, que significa abismo. Na prática, são cavidades no solo que expõem a água subterrânea. Para os maias, os cenotes eram locais sagrados, um portal para outro mundo, palco de sacrifícios e rituais.

A 3 quilômetros do sítio arqueológico de Chichén Itzá, fica um dos mais famosos cenotes, o Ik Kil. A cerca de 25 metros abaixo do nível do solo, ele possui águas cristalinas e impressiona pela grandeza. Ao redor, plantas adornam suas paredes rochosas, tornando a paisagem ainda mais bonita.

Nadar, contudo, não é recomendável se você estiver sem colete salva-vidas. Isso porque a profundidade de Ik Kil chega a 50 metros e sua água doce é bastante densa, o que talvez traga dificuldades para nadar e boiar.

7 Maravilhas do Mundo Moderno: Chichén Itzá, México | Cotação Câmbio

Como chegar?

Ao chegar em Cancún, certamente lhe oferecerão, ainda no aeroporto, várias opções de excursões. O passeio para Chichén Itzá estará, certamente, entre eles. Os preços variam muito entre as agências, porque poderão incluir lanches, almoço, água e até sombrinha. Visitas a cenotes e cidades do entorno também podem estar, ou não, inclusas.

Você também pode optar pela locação de um carro e ir por contra própria. Lembre-se, no entanto, que terá custos com pedágios e estacionamento.

Em ambos os casos, lembre-se de levar papel moeda para comprar lembrancinhas e alugar um colete salva-vidas (se quiser nadar nos cenotes).

Comprar Peso Mexicano ou Dólar Americano?

Há dezenas de vendedores no local e a maioria aceita tanto Peso Mexicano quanto Dólar como pagamento, além de estarem abertos à barganha.

Imperdível, não? Se você já visitou Chichén Itzá, ou o destino está em seus planos de viagem, compartilhe sua opinião conosco! 😉

A Cotação oferece as melhores soluções em câmbio na hora de comprar dólar, euro, libra, outras moedas estrangeiras e/ou cartão de viagem internacional, seja pelo site, aplicativo Cotação, lojas ou mesa de câmbio, pelo telefone 4002-1010.

Continue acompanhando nosso Blog, pois toda a semana trazemos assuntos relacionados a viagem, câmbio e curiosidades! 😉 E se sua viagem para o México já está marcada, não se esqueça de comprar Peso Mexicano em papel moeda ou, se preferir, comprar Dólar em espécie ou cartão de viagem!

CONHEÇA TAMBÉM: Remessa Expressa, a forma mais fácil, rápida e segura de enviar dinheiro para uma conta no exterior.