Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

Regras para viagem internacional durante a pandemia

BlogViagem

Se a sua próxima viagem internacional já está em fase de planejamento, fique atento(a) às regras vigentes no período de pandemia e evite transtornos

6 minutos

Compartilhe:

Apesar de 2020 ter ficado no passado, os reflexos da pandemia, decretada em março do último ano, ainda permanecem. Ao menos enquanto aguardamos a erradicação da doença, que deve acontecer com o aumento do número de pessoas vacinadas em todo o mundo.

Contudo, a vida não pode parar. Em segurança, seguindo todos os protocolos sanitários recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é possível sim dar continuidade aos compromissos com o máximo de segurança possível. O que inclui a sua viagem internacional.

Sendo assim, a seguir estão listadas as regras atualizadas para viagem internacional durante o período de pandemia, além de recomendações e dicas bônus que vão ajudar você a aproveitar o passeio e evitar imprevistos.  

Viagem Internacional

O que é obrigatório em uma viagem internacional

Antes de mais nada, fique por dentro do que é obrigatório. Afinal, se alguma das regras obrigatórias não for respeitada, você estará sujeito(a) a ser impedido(a) de prosseguir viagem. Veja:

Apresentação do Teste de COVID negativo antes e depois da viagem

A realização do teste antes e depois da viagem tem como objetivo reduzir o risco de propagar a doença. Por esse motivo, antes de embarcar, e também após o retorno, o exame negativo deve ser apresentado no check-in do aeroporto.

O exame exigido é o chamado RT-PCR e precisa ter sido feito poucos dias antes do voo – os prazos normalmente variam de 96 a 48 horas, dependendo do país de destino.

Considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência”, o RT-PCR é o exame que identifica o vírus e confirma a covid-19 por coleta realizada a partir da introdução de um cotonete no nariz e garganta.

Informações gerais sobre o exame:

  • Não é necessário pedido médico
  • Normalmente convênios não são aceitos
  • Verifique se é necessário agendamento prévio
  • Algumas companhias aéreas oferecem desconto

Caso o país destino exija a apresentação do resultado, verifique com antecedência se há disponibilidade do laudo em inglês pelo laboratório onde o exame será feito. Se não houver, esse serviço deve ser pago à parte.

Onde realizar o teste no Brasil?

Existem laboratórios instalados em alguns aeroportos dentro do Brasil com o intuito de facilitar a realização do exame RT-PCR aos passageiros. Mas você também pode conferir nesta matéria alguns locais onde é possível fazer o teste antes de viajar. 

Uso de máscara em toda a viagem         

Além da apresentação do laudo de RT-PCR negativo, o uso de máscara é obrigatório não só no aeroporto como também durante todo o período de permanência dentro do avião. 

O acessório tem como objetivo garantir a proteção não só do passageiro que a utiliza, como também dos demais e de toda a tripulação, incluindo os funcionários da companhia aérea que estão a bordo.

A máscara utilizada pode ser tanto a de tecido como a descartável.

O que é recomendado em uma viagem internacional

Além de seguir as regras para uma viagem internacional segura, existem algumas medidas recomendadas que, apesar de não serem obrigatórias, garantem ainda mais proteção para você. Por isso, inclua em seu checklist de viagem as dicas a seguir:

Check-in pela internet 

A fim de evitar eventuais filas e aglomeração de passageiros, recomenda-se que, quando possível, o check-in seja feito pela internet. Para saber como funciona, acesse o site da sua companhia aérea e verifique todas as informações. 

Uso de álcool em gel    

Uma das formas de evitar o contágio do novo coronavírus é a higienização constante das mãos. E como nem sempre há uma pia com água corrente e sabão para fazê-lo, o álcool em gel acaba sendo o melhor substituto para manter as mãos limpas, sobretudo devido a sua praticidade.

Portanto, tenha sempre um frasco na bolsa.

ATENÇÃO: Não se esqueça que em voos internacionais, os frascos de álcool em gel devem ser de plástico transparente e com capacidade máxima de 100ml.

Distanciamento entre pessoas 

A essa altura você deve saber que manter o distanciamento de outras pessoas está entre as medidas mais importantes para evitar o contágio do novo coronavírus. Sendo assim, quando possível, fique a pelo menos 2 metros de qualquer outro passageiro, tanto em filas, espaços comuns como nos passeios que irá fazer durante a viagem.

Fique longe de aglomerações e atrações turísticas que estiverem cheias. Saúde em primeiro lugar.

Dicas bônus para evitar imprevistos 

Além de se precaver contra o contágio de doenças durante a sua viagem internacional, é sempre importante evitar imprevistos de outras naturezas. Afinal, em tempos de pandemia, como o que estamos vivendo, nada como poder aproveitar a viagem ao máximo, de preferência longe de qualquer dor de cabeça.

Para isso, veja as dicas bônus listadas a seguir:

Compre dólar ou outras moedas estrangeiras sem sair de casa

Não fique refém da cotação praticada no país destino, adquira suas moedas estrangeiras antes de embarcar. A Cotação oferece a possibilidade de você comprar Dólar ou outras moedas pelo site, optando pela retirada em uma das lojas, delivery. Você também pode adquirir cartão de viagem internacional.

O Delivery da Cotação é feito por profissionais capacitados, que entregam seu pedido de forma pontual e discreta. 

Leve máscaras “extra” 

Segundo infectologistas, o tempo de permanência com a máscara de tecido é de no máximo duas horas. Após isso, é necessário trocá-la por outra limpa e seca. Portanto, leve algumas unidades “extra” em sua mala de mão.

No momento de fazer a troca, lembre-se de não tocar no tecido que cobre a boca, afinal ele pode estar contaminado. Retire-as por meio dos elásticos que envolvem a sua orelha. 

Viagem Internacional

Faça um seguro para sua viagem internacional

Se o seguro viagem é fundamental em qualquer que seja a ocasião, em época de pandemia ele se torna essencial. Tão essencial quanto levar o seu próprio passaporte na mala, por exemplo. Portanto, conheça as opções disponíveis, analise as que melhor atendem às suas necessidades e verifique se há cobertura em caso de contágio do novo coronavírus.

Vale lembrar que algumas operadoras de cartão de crédito oferecem seguro viagem sem custo aos seus clientes. Verifique se o seu cartão possui esse benefício.

Agora que você já conhece todas essas regras para viagem internacional, basta preparar as malas, fazer o embarque e aproveitar o passeio. Se você gosta desse tipo de assunto, acesse o blog da Cotação e confira outros conteúdos sobre viagem internacional, soluções de câmbio, entre outros. 

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010