Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

Diferenças entre SWIFT, IBAN, BIC

BlogTransferências Internacionais

Tudo sobre as siglas SWIFT, IBAN, BIC e a diferença entre cada uma delas, para quem ainda se perde durante as transferências internacionais

5 minutos

Compartilhe:

Você estava prestes a iniciar uma transferência internacional ou remessa expressa, quando se deparou com um campo solicitando dados de SWIFT, IBAN, BIC e não sabe do que se trata? Saiba que sem esses códigos, vai ser difícil concluir a operação.

Por isso, neste post você vai entender o significado de cada um deles, onde encontrar essa informação, entre outras informações relevantes sobre remessa internacional. 

O que é IBAN e onde descubro o meu? 

SWIFT, IBAN, BIC… O que são essas siglas? É tanta informação que a confusão é comum. 

Começando pelo IBAN, essa é a sigla para International Bank Account Number (IBAN), e nada mais é do que o número de identificação da sua conta para transferências internacionais.

Ou seja, para explicar de maneira bem didática, é como se fosse o passaporte da sua conta bancária. Toda conta tem o seu número IBAN correspondente, ou seja, o seu padrão de identidade internacional registrado pela Society for Worldwide International Financial Telecommunication (SWIFT).

Composição do IBAN

Perfeito, tendo entendido até aqui, como será que é gerado esse número? Veja, em uma informação tão séria, não há nada aleatório. O IBAN completo é composto por 29 caracteres que são:

2 caracteres que correspondem ao código do País;

2 dígitos verificadores;

8 números que correspondem ao número do banco (cada banco tem seu próprio código);

5 números que correspondem à agência;

10 números que correspondem à conta, incluindo o dígito;

1 caractere que corresponde ao tipo de conta (se é corrente, poupança, etc);

1 caractere que corresponde à identificação do titular da conta (se é conta conjunta, individual, possui mais de um titular, etc).

Descubra o seu IBAN

Sabendo disso, você acha que consegue gerar o seu IBAN sozinho? Calma, sabemos que existem números ali que são impossíveis de descobrir sem a ajuda de um funcionário do banco. 

Mas se não é possível acessar a sua conta ou entrar em contato com o banco neste exato momento, acesse este gerador de IBAN online. Você só precisa informar o número da conta, agência e instituição financeira correspondente.

O que é SWIFT e onde descubro o do meu banco?

Agora que você já sabe o que é IBAN e onde descobrir o seu número, estamos chegando ao final. Mas, antes, é preciso esclarecer o que é SWIFT, outro código necessário na hora de fazer uma transferência internacional do Brasil para qualquer lugar do mundo.

Veja, diferente do IBAN, que é um número individual, como uma identidade internacional de cada conta bancária, o SWIFT é único de cada banco.

Entenda que para fazer uma transferência internacional segura, a Associação Internacional de Bancos possui uma rede de comunicação própria. E para garantir que essa rede se mantenha segura, cada banco possui uma espécie de código único que permite o acesso a essa rede durante uma transferência.

Sendo assim, por meio de uma mensagem de pagamento SWIFT, um banco brasileiro, por exemplo, solicita a um banco canadense o pagamento do valor X a uma pessoa Y. E o banco canadense o faz porque o código SWIFT é o que atesta que essa mensagem é verdadeira e foi, de fato, solicitada pelo banco brasileiro.

É por isso que o código SWIFT sempre será solicitado em transações que envolvam a transferência de valores de um país a outro, como ao enviar dinheiro para o exterior, por exemplo.

Composição do SWIFT

Ficou fácil entender o que é o SWIFT? Ótimo. Agora é hora de descobrir quais os números que compõem esse código, 11 caracteres no total. São eles:

4 letras que correspondem ao código do Banco;

2 letras que correspondem ao código do País;

2 caracteres que correspondem ao código do Estado Sede do banco;

3 caracteres que correspondem ao código da Cidade (opcionais).

Descubra o SWIFT do seu banco

Tanto o IBAN quanto o SWIFT você descobre rapidinho entrando em contato com o banco. Contudo, se isso não é possível agora, dá para consultar no site The SWIFT Codes- Brasil.

O que é BIC?

Se chegou até aqui, você já sabe o que é SWIFT, IBAN, BIC, certo? 

Na verdade, falta explicar o tal do BIC.

Bem, na verdade, BIC e SWIFT são duas siglas diferentes, mas que na prática dizem respeito ao mesmo código.

O código SWIFT foi instituído pela norma ISO 9362 e nada mais é do que um código registrado pela Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (ou, em tradução direta, “Sociedade para as Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais”), cuja sigla é SWIFT.

Por outro lado, o termo BIC é a sigla de Bank International Code (que traduzido significa “Código Internacional Bancário”).

Ou seja, SWIFT e BIC são duas siglas diferentes que correspondem ao código universal para identificar uma instituição bancária. 

Para concluir as diferenças entre SWIFT, IBAN, BIC, memorize aí: 

  • IBAN é o código universal da sua conta bancária pessoal. Ou seja, é como se fosse o passaporte da sua conta, necessário para conseguir receber qualquer valor do exterior. 
  • SWIFT e BIC são duas siglas diferentes que correspondem à mesma coisa, o código universal da instituição bancária.

E se você precisa fazer uma remessa internacional, acesse o site do Remessa Expressa e faça uma simulação agora mesmo. 

Para saber mais sobre transferências internacionais e acessar dicas de viagens ao exterior, acesse o blog da Cotação. 

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010