Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

Se programando para as viagens em 2021

BlogViagem

Já pensando no projeto viagem 2021? Para garantir o máximo de proveito durante o passeio, é preciso tomar alguns cuidados.

5 minutos

Compartilhe:

Se 2020 foi responsável por adiar planos de viagem, por conta da pandemia e fechamento de fronteiras, o próximo ano traz consigo uma injeção de ânimo para quem deseja tirar dias de férias longe de casa.

Portanto, se você é a pessoa que está contando as horas para boas viagens em 2021, este post responde algumas dúvidas relevantes sobre o assunto. 

Como aproveitar a viagem em segurança? Como se preparar? As respostas para essa e outras perguntas você confere neste post a seguir.

Se programando para as viagens em 2021

Escolha o destino e fique de olho nas restrições

Sua viagem 2021 deve começar pela escolha do destino. Mais do que nunca, isso deve ser feito com antecedência, afinal, este ano mostrou o tamanho do contratempo que o fechamento repentino de fronteiras pode causar.

No começo do ano, por exemplo, mais de 3 mil brasileiros ficaram “presos” no Peru, após decreto de quarentena obrigatória no país, em março. Essas pessoas acabaram à mercê de decisões governamentais para poder retornar para casa.

Ao escolher o destino da viagem, acompanhe as notícias sobre a situação em que o país se encontra no enfrentamento da pandemia – se os casos estão controlados, se há algum tipo de restrição nas fronteiras ou se há qualquer outro tipo de restrição que possa interferir nos seus planos.

Ao acompanhar as notícias em tempo real, é possível mudar os planos de viagem com calma e antecedência, evitando qualquer prejuízo.   

Feche pacotes com antecedência

Antecedência é uma palavra que você verá bastante ao longo do post. Afinal, somente com tempo hábil é possível planejar uma viagem tranquila no contexto atual. 

No próximo passo, após escolhido o destino de sua viagem 2021, a recomendação é fechar pacotes com antecedência. 

Como muitos hotéis passaram a atender somente cerca de 60% de sua capacidade total, a fim de evitar aglomerações, deixar as reservas para última hora pode ser arriscado. Isso porque o hotel pode atingir lotação máxima e você acabar sem vagas.

O mesmo vale para pontos turísticos.

Há museus, parques, teatros e outras atrações que, apesar da reabertura, passaram a funcionar com limite de apenas 60% da capacidade máxima. Sendo assim, esse é mais um motivo para fechar pacotes de viagem com antecedência e garantir o passeio. 

Compre moeda estrangeira com antecedência

A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo uma crise econômica mundial sem precedentes. Isso não é segredo para ninguém. E um dos termômetros medidores dessa crise é a oscilação do câmbio.

Por isso, uma forma de não acabar refém do sobe e desce das moedas estrangeiras é comprar Dólar, Euro e outras moedas com antecedência, de forma fracionada. Dessa forma, é possível aproveitar as baixas e, no final das contas, garantir o câmbio num preço médio, sem gastar mais do que o necessário.

No checklist de viagem internacional do Blog da Cotação você confere outras dicas valiosas para se preparar para as viagens em 2021.

Aproveite o passeio de forma segura

Agora, veja a seguir quais são as recomendações específicas para tornar a sua viagem 2021 segura, mesmo no período de pandemia.

Atente-se aos protocolos sanitários nos aeroportos e durante o voo

“Mas será que é seguro pegar um avião para viajar em plena pandemia?” Você pode estar se perguntando. E de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o risco de contaminação em voos parece “muito baixo” desde que haja obediência aos protocolos de segurança e distanciamento social.

Algumas medidas adotadas pelas companhias aéreas são:

  • voos operando com capacidade reduzida;
  • sistemas de ventilação nas aeronaves que removem partículas e bactérias;
  • protocolo rigoroso de higiene periódica nas cabines;
  • disponibilidade de álcool em gel em todas as cabines.

Outras formas de se manter seguro e longe de aglomeração ainda no aeroporto, antes de embarcar, são:

  • fazer check-in pela internet;
  • manter distância de pelo menos um metro e meio das pessoas na fila do embarque;
  • conferir a temperatura;
  • usar máscara e levar máscaras reservas para trocar a cada 3 ou 4 horas — ou quando estiverem úmidas.

Tudo anotado?

Evite transporte público sempre que possível

Alugar um carro ao chegar no destino também é uma forma de se manter mais seguro durante a viagem, principalmente se você estiver viajando com crianças com idade inferior a 2 anos – cujo uso de máscara não é indicado. Afinal, dessa forma é possível evitar contato com outras pessoas em ônibus ou motoristas de aplicativo.

De todo modo, caso não seja possível alugar um carro, seguir as medidas sanitárias citadas anteriormente já diminui imensamente os riscos de adquirir inúmeras doenças. 

Adquira um seguro para viagens em 2021

Se o seguro viagem já é essencial para evitar qualquer risco ou prejuízo proveniente de acidentes ou doenças durante uma viagem, em tempos de pandemia ele é primordial.

Sendo assim, não abra mão de escolher cuidadosamente a opção que melhor se encaixa às suas necessidades antes de embarcar.

Com todas essas dicas, são grandes as chances de suas viagens em 2021 serem inesquecíveis e também seguras. Portanto, anote tudo em sua agenda e comece a se planejar agora mesmo. Aproveite o passeio!

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010