Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

Dinheiro para o exterior: saiba como enviar e receber

BlogTransferências Internacionais
6 minutos

Compartilhe:

Enviar e receber dinheiro do exterior é uma atividade crescente. Em 2020, com a alta do dólar, notou-se um grande aumento de remessas de outros países para o Brasil. De acordo com o Banco Central, de janeiro a setembro houve um crescimento de 11,6% na comparação com o mesmo período de 2019.

Tais transferências são realizadas, geralmente, por quem planeja viajar, pessoas que vivem em outras nações e desejam ajudar a família ou por influenciadores digitais, sobretudo os que possuem canais no YouTube. Neste artigo, você verá:

  • O jeito certo de enviar e também de receber dinheiro do exterior
  • As principais dúvidas de quem precisa fazer essas operações
  • Qual é a hora certa de fazer as remessas

Imagem de duas mãos teclando no computador para simbolizar receber dinheiro do exterior.
Em 2020 o Brasil registrou aumento de 11,6% no recebimento de remessas internacionais.

Para começar

Segundo o Banco Central, de janeiro a setembro de 2020, o volume de dinheiro recebido do exterior foi de US$ 2,4 bilhões. A maior parte das transferências veio dos Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Itália e Japão. Já os envios do Brasil para outros países ficaram em US$ 1 bilhão.

Enquanto no primeiro caso houve um aumento de 11,6%, no segundo, a queda foi de 31% na comparação com 2019. Tal oscilação se deve, sobretudo, à alta do dólar. Daí a importância de acompanhar as variações do mercado sempre que for necessário realizar uma transação desse tipo.

Aliás, esse é o primeiro passo. O segundo é identificar o melhor caminho. Ou seja, como efetivamente enviar e receber dinheiro do exterior. É fundamental conhecer todas as taxas envolvidas, além de prazos e garantias.

Dica valiosa: fique sempre atento ao VET, sigla de Custo Efetivo Total. Trata-se do valor final da operação, já com todas as taxas envolvidas e os tributos. O Banco Central exige que as instituições financeiras apresentem esse indicador aos clientes. Portanto, não deixe de pedir.

Imagem da silhueta de duas pessoas  e de uma seta com moedas que simboliza a transferência de dinheiro de uma para outra.
Ao realizar remessas internacionais fique atento ao VET. Foto: Getty Images.

Quero enviar

Há diferentes formas de mandar dinheiro para fora do país, como bancos tradicionais, correios e plataformas digitais. Os serviços online de remessas, realizados por instituições financeiras, costumam ser mais ágeis e ter preços atrativos. Para realizá-los, entretanto, é preciso ter sempre algumas informações à mão:

  • Dados de quem irá receber os valores, como nome completo, endereço e principais documentos;
  • Telefone de contato;
  • Localização;
  • Código SWIFT do banco beneficiário;
  • Número da conta (e agência) do beneficiário;
  • Motivo do envio.

Operações internacionais possuem taxas específicas, que variam de acordo com a instituição escolhida. No entanto, uma delas é fixa e aplicada sobre todas as movimentações do gênero: o IOF (Imposto sobre operações Financeiras), que será de 0,38% quando o envio é para terceiros e 1,1% para mesma titularidade.

É importante também verificar qual é o câmbio utilizado nas transações, pois o dólar comercial é muito mais vantajoso do que o turismo.

Tem uma conta no exterior e ainda está na dúvida de como fazer? Veja, neste vídeo, como o procedimento acontece na prática:

EMBEDAR O VÍDEO “Como enviar dinheiro para própria conta no exterior?”

Quero receber dinheiro do exterior

Como comentamos, tal operação é muito utilizada por quem mora fora do Brasil e deseja mandar dinheiro para a família ou por influenciadores digitais que recebem pagamentos de companhias globais, como o YouTube.

O procedimento é semelhante do envio. Basta ter/fornecer todos os dados necessários (nome do beneficiário, código do banco, número da conta e caso haja, código do banco intermediário), escolher um serviço com taxas amigáveis e pronto. Não é preciso ter conta bancária no país de origem, pois o pagamento pode ser feito por boleto ou transferência.

Também é importante verificar as taxas operadas pelo tipo de serviço escolhido (o IOF também entra em cena aqui, não esqueça). Além disso, de acordo com regulamentação do Banco Central, é preciso declarar os valores recebidos no Imposto de Renda (e a cobrança varia conforme o motivo da operação).

Outro ponto de atenção está relacionado aos limites de envio e também de recebimento. Veja, neste vídeo, o que você pode ou não fazer:

EMBEDAR O VÍDEO “Quais os limites para enviar dinheiro ao exterior?”

Como fazer

Escolher instituições de confiança, com experiência sólida no mercado, é um dos principais cuidados que se deve ter ao enviar e receber dinheiro do exterior.

A Cotação, por exemplo, conta com um percurso de 50 anos no setor e mais de 2,8 milhões de clientes que utilizam nossos serviços para operações internacionais.

Para começar, basta ir ao site e acessar o serviço Remessa Expressa. Uma das principais vantagens é o fato de oferecer tarifa zero para pessoas físicas (em transações em dólar e em euro). O envio pode ser realizado para até 200 países diferentes e fica disponível na conta corrente indicada em até um dia útil.

O processo é simples:

  1. Entre no site da Cotação e faça um breve cadastro;
  2. Inclua os dados do beneficiário (nome do beneficiário, código do banco no exterior (Swift), número da conta e, caso haja, código do banco intermediário);
  3. Realize o pagamento via transferência TED.

Quer outra boa notícia? O câmbio utilizado é o comercial, muito mais em conta do que o turismo.

Imagem de uma cédula de dólar.
Na Cotação, o câmbio utilizado na Remessa Expressa é o comercial. Foto: Getty Images.

Conclusão

Enviar e receber dinheiro do exterior está cada vez mais simples, prático e seguro, principalmente se a instituição escolhida oferecer um bom serviço.

Nós, da Cotação, indicamos a Remessa Expressa, capaz de disponibilizar o montante em até um dia útil, sem taxas.

Para se ter uma ideia, a economia chega a 7% na comparação com outros bancos. Visite o nosso site, faça uma simulação e conte conosco nos seus envios.

Até a próxima!

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010