Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

Enviar dinheiro para o exterior: saiba como aproveitar a variação do dólar

BlogCâmbioTransferências Internacionais

Identificar o melhor momento para realizar as remessas internacionais é fundamental. Entenda como fazer isso no dia a dia

6 minutos

Compartilhe:

Os últimos meses têm sido movimentados no que diz respeito à variação cambial, principalmente do dólar. Aliás, é bastante comum ter altas e baixas de um dia para o outro. E ao monitorar esse tipo de informação, você identifica com maior facilidade qual é o momento certo para realizar as remessas internacionais.

Diferentes aspectos podem interferir nas cotações. Os principais são o turismo internacional, possíveis crises financeiras, problemas políticos ou sanitários, como a propagação do coronavírus, o saldo da balança comercial, entre outros.

Neste artigo, mostramos justamente o que é preciso saber sobre o tema e como aproveitar esse conhecimento para enviar dinheiro ao exterior na ocasião mais adequada. Veja também:

  • Por que o dólar é tão importante
  • Como a moeda influencia o dia a dia
  • Entenda as movimentações do mercado
  • Como buscar informações sobre o tema
  • Plataformas digitais: caminho econômico e prático

Imagem de várias notas em dólar para que simboliza enviar dinheiro para o exterior.
Monitorar a variação cambial do dólar é vantajoso para quem faz remessas internacionais. Foto: Getty Images

Por que o dólar é tão importante

A moeda é tão valorizada e respeitada justamente por ser confiável. E isso é resultado de uma série de fatores, como evolução histórica, economia estável e demanda mais intensa do que a oferta, entre outros.

Outros países, por exemplo, também a utilizam para realizar transações, mesmo não a tendo como oficial. Tal escolha é feita, geralmente, porque o dólar reúne mais garantias do que incertezas na comparação com outras moedas. Muitas nações, inclusive, têm reservas financeiras em dólar.

Imagem de uma seta indicando a alta do dólar.
A alta ou queda do dólar interfere diretamente no nosso dia a dia. Foto: Getty Images

Movimentação no mercado

É fundamental entender que a variação está relacionada com a demanda e a oferta da moeda. Quando a primeira é maior, a cotação sobe. A taxa de câmbio é o indicador que mostra quantos reais são necessários para comprar um dólar. Ela é divulgada diariamente pelo Banco Central. Há dois tipos de câmbio diferentes:

  • Comercial: moeda oficial utilizada por órgãos do governo e também por bancos para a realização de transações relacionadas a investimentos, compra e venda de produtos, importação e exportação, por exemplo. É o caminho mais vantajoso porque as transações acontecem mais vezes — e envolvem montantes expressivos;
  • Turismo: como o próprio nome já diz, é comprado por quem está planejamento uma viagem para fora do Brasil. A cotação, inclusive, é adotada por empresas de turismo, como companhias aéreas e agências, para especificar os valores dos seus serviços.

Informe-se

Portanto, ficar atento ao mercado e às taxas cambiais é essencial para realizar as remessas internacionais no momento mais adequado. Trazemos, a seguir, dicas valiosas para ficar por dentro desse tipo de movimentação:

  • Assine newsletter de veículos ligados à economia;
  • Consulte sites oficiais regularmente, como o Banco Central;
  • Leia artigos e pesquisas que trazem as principais tendências de mercado;
  • Converse com investidores ou pessoas que atuam na área;
  • Siga perfis de economia nas redes sociais. Dessa forma, a informação chegará mais fácil para você;
  • Planeje-se! Nem sempre dá para esperar para fazer as remessas nos momentos ideais, mas é essa organização que te fará economizar.

Imagem de calculadora em cima de várias cédulas de dólar.
As plataformas digitais são a forma mais econômica de se enviar dinheiro para o exterior. Foto: Getty Images

Enviar dinheiro para o exterior: plataformas digitais

Remessas feitas com dólar comercial são mais vantajosas. E a boa notícia é que as plataformas digitais estão autorizadas a operar dessa forma.

Tal modelo, além de mais econômico, é o caminho mais ágil de enviar dinheiro para o exterior, pois só é preciso acessar uma página disponível na internet, preencher os dados e fazer o pagamento via boleto ou transferência bancária.

No entanto, antes de optar por um serviço desse tipo, é essencial verificar se o mesmo é credenciado pelo Banco Central (todos devem ter autorização para operar).

A Remessa Expressa, por exemplo, é uma plataforma que viabiliza os envios de um jeito simples, prático e rápido. A grande vantagem é justamente o tipo de câmbio utilizado, o dólar comercial, que está sempre mais barato.

E todo o processo é bem simples. O envio começa com uma simulação no site. Você inclui o valor desejado e consegue ver, na hora, quanto deverá pagar e quanto o beneficiário irá receber.

Depois, é necessário fazer um cadastro rápido incluindo dados e documentos de identificação, como data de nascimento, endereço e telefone.

Em seguida, é hora de comunicar as informações referentes ao beneficiário, definir o valor e realizar o pagamento, que pode ser via boleto ou transferência bancária (a partir de qualquer banco).

Para operações de pessoa física (em dólar e em euro), há isenção de taxa. Portanto, você envia o dinheiro mais rápido, gastando menos.

Ainda tem dúvidas sobre o processo? Assista este vídeo com o passo a passo:

Embedar vídeo “Como funciona o Remessa Expressa?”

Conclusão

A tecnologia facilita o envio de dinheiro para o exterior — as plataformas digitais, como a Remessa Expressa, estão aí para confirmar essa história.

No entanto, mesmo aproveitando as condições mais vantajosas oferecidas por esse tipo de serviço, buscar informações sobre as variações cambiais é sempre importante. Isso porque você consegue identificar o momento mais adequado para realizar as remessas, aproveitando a cotação do dia.

Sabemos que as oscilações têm sido grandes e constantes. Portanto, quem se prepara, consegue economizar mais.

E lembre-se de escolher corretamente o serviço de remessa internacional é essencial. Com mais de 50 anos de experiência e 2,8 milhões de clientes, nós, da Cotação, desenvolvemos a Remessa Expressa.

O serviço permite o envio para mais de 200 paísese com tarifa zero. Na comparação com bancos tradicionais, a economia será de 7% por transação

Viu como é importante aliar tecnologia, transparência, economia e praticidade na hora de enviar dinheiro para o exterior? Conte conosco nessa jornada.

Aproveite para realizar uma simulação no site da Remessa Expressa agora mesmo!

Até a próxima!

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010