Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

Como converter a moeda Dólar para Real?

BlogCâmbio
6 minutos

Compartilhe:

Será que você sabe mesmo como converter dólar para real com precisão? Afinal, não basta saber o valor comercial da moeda, existem variáveis que interferem diretamente no resultado dessa conta— e que você pode estar deixando passar.

Neste post, você vai conhecer as diferentes maneiras de adquirir dólar, entender a diferença entre dólar comercial e turismo, e aprender como converter dólar para realonline com precisão. Tudo isso para que você possa tirar o máximo de proveito das oscilações do câmbio e comprar moeda estrangeira com mais economia.

Quer saber mais? É só continuar lendo!

Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?

Antes de mais nada, para entender como converter dólar para real é preciso saber que a moeda americana possui preços diferentes.

Quando você está assistindo o noticiário e escuta o apresentador falar sobre o valor de fechamento do dólar, saiba que provavelmente ele está se referindo à cotação comercial. Isso significa que não será por esse preço que você irá adquirir dólar para a sua viagem.

Quer entender por quê? Veja a diferença entre as duas cotações da moeda:

  • Dólar comercial: cotação da moeda americana vigente em transações internacionais como a compra e venda de mercadorias – importação e exportação –, serviços entre empresas do Brasil com o exterior.

Essa cotação é negociada entre bancos e empresas regulamentadas pelo Banco Central brasileiro e oscila várias vezes ao dia, de acordo com o mercado internacional.

  • Dólar turismo: cotação da moeda americana aplicada para pessoas físicas que adquirem câmbio para viagens ao exterior, seja na forma de compra de papel moeda, recarga de cartão internacional, entre outros.

Essa cotação costuma ser mais cara pois usa o valor do câmbio comercial como base e adiciona a ele custos operacionais — distribuição, armazenamento de papel moeda, entre outros — de forma arbitrária. Por isso, o valor do dólar turismo costuma variar de acordo com o provedor do serviço.

Além da própria cotação do dólar, a forma como você compra a moeda também vai influenciar no preço final. Por isso, continue lendo para saber mais. 

Como converter a moeda Dólar para Real?

Quais as diferentes maneiras de adquirir dólar?

Você precisa comprar dólar para fazer uma viagem internacional ou apenas pagar um produto ou serviço contratado no exterior? Seja qual for a finalidade, existem soluções que melhor atendem às mais diversas necessidades. Veja quais são elas e entenda melhor como funcionam:

Moeda em espécie

Moeda em espécie talvez seja a maneira mais conhecida de comprar câmbio. O que faz dessa uma opção vantajosa é o fato de o dinheiro em espécie ser aceito em qualquer estabelecimento, mesmo em destinos mais remotos, e o valor reduzido do IOF (imposto sobre operações financeiras) — atualmente, a alíquota que incide sobre a compra de papel moeda corresponde a 1,1%.

Na Cotação, você pode encontrar, além do dólar, mais de 20 tipos diferentes de moeda em espécie para sua viagem internacional.

Cartão internacional

Também é possível adquirir dólares por meio da emissão de um cartão internacional pré-pago.

Chamados também de travel money ou VTM (Visa Travel Money) — o mais conhecido do segmento —, o cartão pré-pago internacional é uma alternativa para quem busca mais praticidade e segurança na hora de levar o seu dinheiro ao exterior.

Isso porque dispensa a necessidade de embarcar com grande volume de dinheiro na carteira e possibilita que tudo seja feito a distância, pelo computador ou celular, — desde novas recargas até bloqueio por perda e emissão de novos cartões.

Remessa internacional

A terceira forma de adquirir dólar é chamada de transferência internacional ou remessa internacional. As remessas são operações de envio de dinheiro para o exterior com o intuito de fazer pagamentos de diferentes naturezas. Dentre elas o pagamento de aluguel de imóveis no exterior, doação e transferência para conta bancária de sua titularidade.

Nesse último caso, após a transferência para sua conta no exterior é possível utilizar o dinheiro durante a viagem sem se preocupar com IOF (Imposto sobre operações financeiras) ou variações cambiais.

Qual o valor do IOF na compra de dólar?

Se você chegou até aqui, já sabe que há diferença na cotação do dólar de acordo com o tipo da transação e conhece as diferentes formas de adquirir a moeda. Agora, entenda o que é o IOF e qual o custo desse imposto na compra de dólar.

IOF é a sigla de Imposto Sobre Operações Financeiras. Dentre as operações nas quais incidem a cobrança desse imposto estão:

  • Compras pagas com o cartão de crédito, débito ou pré-pago no exterior;
  • Operações que envolvam câmbio no geral – compra e venda de papel moeda e transferências internacionais;

No entanto, a alíquota varia para mais ou para menos de acordo com a operação. Veja:

  • 6,38% sobre as compras pagas com o cartão de crédito e recargas de moeda estrangeira nos cartões pré-pagos;
  • 1,1% sobre a compra de papel moeda;
  • 1,1% sobre transferências internacionais entre contas de mesmo titular – 0,38% sobre as transferências internacionais para contas de terceiros;

Dito isso, é importante fazer um parêntese: na hora de comprar câmbio, mais do que saber como converter dólar para real, é preciso considerar de que forma será adquirida a moeda, pois essa informação influencia diretamente no imposto cobrado.

Como converter dólar para real pelo site da Cotação

Para converter valores em dólar para real de forma rápida, há um conversor online no site da Cotação, logo na página inicial.

A principal vantagem é que ele já inclui automaticamente o IOF da operação. Isso permite que você saiba quanto vai pagar na compra de dólar ou qualquer moeda, de acordo com o produto escolhido (moeda em espécie, remessa internacional ou cartão pré-pago).

Veja passo a passo como converter dólar para real no conversor da Cotação:

  • Acesse o site da Cotação;
  • Insira o valor que deseja comprar e a moeda;
  • Pronto!

Feito isso, basta clicar em INICIAR COMPRA e seguir os passos para prosseguir. Fácil e rápido!

Agora que você já sabe como converter dólar para real e conhece as 3 principais formas de adquirir moedas estrangeiras, ficará mais fácil planejar os seus pagamentos daqui para frente. E se você gostou do conteúdo, aproveite

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010