Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010

O que fazer com as notas antigas de dólar?

BlogCâmbio

Saiba o que fazer com as notas de dólar antigas que sobraram da sua viagem.

6 minutos

Compartilhe:

Quem já viajou para fora do país sabe que muitas vezes pode acabar retornando para o Brasil com algumas notas de dólar antigas que sobraram.

Algumas pessoas apostam em apenas deixá-las guardadas, outras pessoas recorrem para trocá-las para conseguir levantar um dinheiro, mas você sabe realmente o que fazer com essas notas antigas?

As notas antigas de dólar ainda valem?

Com o passar dos anos, as notas de dólares foram sendo atualizadas, ganhando propriedades de segurança, como a nota de US$100, que foi atualizada em 2013 e é até hoje utilizada.

Não é difícil encontrar por aí notas mais antigas, até porque o governo americano não as retirou de circulação, mesmo com a chegada de novas cédulas, as notas antigas podem ser usadas.

Caso você não for usá-las, existem diversas opções que você pode fazer com a sua nota de dólar antiga. Vamos mostrar algumas delas e quais suas vantagens!

Guardar de recordação

Muitas pessoas aderem essa opção as vezes por não saber o que fazer, mas está tudo bem apenas guardá-las para recordar de uma viagem.

Não existe alguma lei que proíba notas antigas em casas, muitas pessoas até mesmo colecionam as moedas antigas que podem passar por gerações.

O ideal é guardá-las em segurança para que as notas não se deteriorem com o tempo. Se tem algum valor, seja sentimental ou não, cuide da nota para ela sempre se mantenha em dia.

Além disso, imagina daqui alguns anos você poder mostrar para o mundo uma nota super antiga e que não é tão vista? Ela pode virar uma relíquia!

Trocar dólar em casas de câmbio

Existem pessoas também que esperam para vender as notas antigas, principalmente quando a cotação da moeda norte-americana sobe o preço. Para isso você deverá levar um documento original com foto em alguma instituição financeira.

Então, caso você não queira colecionar ou manter guardada a nota para recordação, uma boa opção também é ir trocá-la em uma das casas de câmbio que existem no Brasil.

Como as notas antigas ainda são aceitas nos Estados Unidos, as casas aceitam as notas, em caso de não estarem muito danificadas.

O problema é que geralmente é um pouco difícil conseguir realizar a troca. Isso porque as casas de câmbio podem ter um problema em passá-las para frente, já que os clientes, na hora de comprar notas, prefirem notas novas e em perfeitas condições.

Por mais difícil que possa parecer, não é impossível. As casas de câmbio compram as cédulas, mas caso ela seja mais antiga, o preço diminui. Caso sua nota seja posterior ao ano de 1996, o preço pode ser ajustado.

Vale lembrar que algumas notas não são aceitas, como é o exemplo da nota de US$100 antiga.

A nota conhecida como “carinha”, que apresenta o rosto de Benjamin Franklin dentro de um pequeno círculo, é alvo de diversas falsificações, e isso pode complicar na hora da troca.

Porém a novidade boa é que, em algumas instituições maiores localizadas podem realizar a troca facilmente.

Isso porque elas não só vendem para os clientes locais, mas como exportam notas também e a dificuldade nas transações diminui.

Já as notas que contém algum dano como rasgo ou rasuras, dificilmente serão aceitas nas casas de câmbio. E quanto maior o valor da nota, maior será a dificuldade de trocá-las no Brasil.

Nos Estados Unidos, se o estrago das cédulas não for tão grande, os bancos podem realizar uma troca.

Em casos muito específicos de estragos muito graves, o dinheiro pode ser trocado no Bureau Of Engraving and Printing, que é a agência de tesouro dos EUA.

Dólar para colecionar

Algumas outras pessoas além de guardá-las de recordação, usam notas antigas de todos os tipos – incluindo o dólar – para colecionar.

Muitas pessoas aderem às moedas antigas como o Quarter Dollar, que é uma das moedas mais queridas pelos colecionadores.

Não é muito difícil achar pessoas no Brasil em outros locais do mundo que compram notas antigas apenas pelo prazer de colecionar. Não somente dólares, outras moedas de todo o mundo também são muito procuradas.

Mais do que dinheiro, pois colecionar moedas antigas pode ser sim lucrativo, as pessoas escolhem colecionar pelo simples fato de gostar de estudar e saber sobre a moeda acolhida, o que acaba se tornando um hobby.

Não há uma explicação concreta sobre o porquê as pessoas gostam de colecionar, mas pode igualar àquele álbum de fotos ou de figurinhas guardados com tanto carinho: recordações boas que gostamos de ter por perto.

Se você não se interessa em colecionar uma nota antiga de dólar, ajudar um colecionador também é uma opção!

SAIBA MAIS: Envie dinheiro ao exterior com o Remessa Expressa

Guardar para usar nas próximas viagens internacionais

Se você tem uma nova viagem marcada ou tem a intenção de viajar de novo para o exterior, uma boa opção também é guardar as notas que sobraram.

Como já dito, as notas antigas de dólares não perderam valor no país, então dependendo de quanto dinheiro sobrou da sua viagem, isso pode te auxiliar a não precisar gastar tanto comprando novos dólares.

Não será um problema usar as notas, já que em lugares muito turísticos, eles aceitam as notas sem alguma interferência.

Um bom exemplo é Orlando, que recebe pessoas de todos os lugares do mundo. Lá, com certeza, não será um problema aceitar notas um pouco antigas.

É válido lembrar que em alguns países da Europa dificilmente aceitam notas antigas, pois eles não possuem alguns recursos para saber se a nota é válida ou não.

Portanto, se for comprar Dólar para completar o orçamento da viagem, fique atento às notas e procure sempre uma a Cotação.

Compre por
Telefone
Principais cidades
4002-1010